quarta-feira, 13 de abril de 2011

Invasores de terreno particular aterram córrego que desagua na Lagoa da Pampulha e caminhões com entulho são apreendidos pela Polícia.


ESTE BLOG VEM DENUNCIANDO ISTO A MUITO TEMPO

A Rua comentada na postagem e uma rua do entorno de um terreno particular invadido pelo MST Brigadas Populares e Comissão Pastoral da Terra.

Este Blog vem denunciando estas arbitrariedades a muito tempo, e não é só na R Cantico do Sol, como a PBH constatou onde os caminhões foram flagrados, mas em todo entorno do terreno invadido.




Os invasores do terreno abriram caminhos dentro do mesmo e os caminhões vem constantemente despejando terras e entulhos dentro deste. Se derem uma passada na Rua Geraldo Orozimbo vão ver os montes de terra no meio da rua emfrente aos barracos e olhando para dentro do terreno inadido também vão ver os montes de terras. Por consequencia, estas com as chuvas vão direto para o lito do córrego Olhos Dagua que deságua na Lagoa da Pampulha.


(Integra da postagem do Blog da Regional Pampulha)
Link da matéria:   http://blogdapampulha.blogspot.com/2011/04/caminhoes-com-entulho-apreendidos-na.html

Os caminhões basculantes de placas UBZ 2145, conduzido por Osvaldo Ribeiro da Silva, e o GZG 8539, conduzidos por Silvestre Morais dos Reis, além de uma pá carregadeira, manobrada por Marcelino Aarão, foram apreendidos no final da semana passada por policiais militares na Rua Cântico do Sol, imediações do bairro do Trevo, região da Pampulha. Após a descarga, o entulho era espalhado pela pá carregadeira provocando o aterramento da margem do córrego Olhos D´Água que deságua na Lagoa da Pampulha e compõe a Área de Preservação Permanente (APP). A ação criminosa praticada nos finais de semana vinha provocando, há alguns meses, a saída do córrego de seu leito natural, como constaram o sargento Rilston de Almeida e o cabo Andrei Cândido da Silva, da Polícia Militar, que lavraram a infração e o termo de suspensão pela prática de crime ambiental.

Os PMs deram voz de prisão em flagrante aos dois caminhoneiros que alegaram ter sido contratado pelo morador da cidade de Contagem, Darci de Souza Neto, além de multarem os responsáveis pelo lançamento de resíduos no valor de R$ 10.001,00 cada e de R$ 1.083,30 pela intervenção na APP. Levados à presença do delegado da Polícia Civil da região, os infratores foram autuados e os veículos tiveram de ser liberados pela impossibilidade de permanecerem no pátio da delegacia. Alguns moradores tentaram explicar que era intenção construir uma praça de lazer naquela área que vinha sendo aterrada, o que compete à Prefeitura de Belo Horizonte e, portanto, não convenceu os policiais empenhados na ocorrência.

Cópias do registrado pelos policiais militares serão encaminhadas ao Instituto Estadual de Florestas, considerando que os infratores são acusados de explorar florestas em APP. É que com o aterramento, vários arbustos nativos vinham sendo depredados, bem como a vegetação rasteira no local. A Gerência de Regulação urbana da Regional Pampulha promete rigorosa fiscalização, especialmente na área, para evitar novo descarregamento de entulhos, sendo a maioria de terra, na margem do córrego Olhos D´Água.

PS.: A alegação dos motoristas é típica dos invasores. Os mesmos são orientados para o que acontecer na invasão dizerem que é culpa de alguém de fora. Os únicos interessados em colocaaar terra e entulho por alí são eles.

Dizem que não degradam o meio ambiente, mas agora não vou falar nada. Olhem as duas fotos seguintes e comentem;

 Essa árvore era assim...


 Vejam como ficou...


18 comentários:

  1. Bom, o melhor desta história toda é que agora creio que esses baderneiros vão ter que cair fora!Do jeito que as coisas estão na justiça, eles podem até ter comerorado 2 anos de invasão, mas 3 anos eles não completam a qui neste terreno!
    Olha só, 2 anos sem pagar aluguel , água e luz dá para economizar um bom dinheiro não acham? QUE SE DANEM!!!
    FORA INVASÃO DANDARA. SEU PRAZO DE VALIDADE JÁ ACABOU! Além de tudo, DESTRUIDORES DO MEIO AMBIENTE!

    ResponderExcluir
  2. Vamos parar com demagogia pessoal, não foi só agora que eles destruiram este terreno não, com menos de uma semana de invasão, o terreno já havia sido bem "degradado", e as autoridades já tinham conhecimento deste fato. As nascentes que ali haviam sem poluição, com uma semana já havia virado um esgoto a céu aberto. Este crime ambiental já era de conhecimento de todos e nada foi feito, por que vocês acham que somente agora irão fazer alguma coisa?
    O mandato de reintegração foi publicado se não me engano no dia 06/04/11, e até agora nada.
    Não estou sendo pessímista, mas procuro ser o mais realista possível, e infelsimente pelo andar da carroagem, esta novela vai demorar mais um bocado.
    Aliás, tudo no Brasil para trabalhadores, pagadores de impostos e pessoas honestas tudo é mais difícil, este é o nosso país.
    Vamos continuar esperando, espero que não complete 3 anos!!!

    ResponderExcluir
  3. Denunciei a Cemig por conivência e negligência no Ministério Público, isso porque os gatos que estão lá já deveriam, a muito, terem sido retirados. Quem quiser fazer o mesmo, inclusive com a Copasa, é fácil, acesse o link: https://aplicacao.mp.mg.gov.br/ouvidoria/cidadao/acesso.do?idOuvidoria=7
    A denúncia é feita no próprio site de forma bem simples. É possível anexar documentos e provas também. Temos de usar de todas as possibilidades para acabar com essa "zona". Retirar a água e a luz seria uma boa maneira de acelerar o processo.

    Abraços

    E

    ResponderExcluir
  4. Moradores: Vamos entrar em conjunto com ação contra a Igreja católica, pedindo indenização por danos materiais, um milhão de Reais, cada morador que sentir que seu patrimônio, está desvalorizado pela favela. Tem muitas provas, que a Igreja está por trás desta cachorrada. Quanto aos políticos sem caráter, que incentivam a invasão, vamos mobilizar a cidade de BH, para um possível impeachement destes canalhas. Vamos denunciá-los ao TRE. Dom Valmor, porque você não faz favela no terreno da PUC? Durval Ângelo protetor de traficante, leve os noiados do dandara para sua casa de praia.

    ResponderExcluir
  5. A preservação ambiental e dos cursos d'água sempre foi uma diretriz para a ocupação do terreno que abriga a Comunidade Dandara.

    É importante salientar que há um acompanhamento técnico da comunidade em seu processo de consolidação, através de arquitetos, engenheiros e estudantes destas áreas, para assim evitar erros na caminhada de conquista da moradia. Ninguém é perfeito, entretanto, podemos afirmar que a comunidade não comete um crime ambiental como afirma o taxativo Secretário da Regional Pampulha em recente artigo jornalístico.

    Ao contrário de empreendimentos realizados pelo poder público estadual e municipal que cobrem os cursos d`água com avenidas, na ocupação do terreno antes ocioso, os cursos d`água foram preservados, criando a possibilidade de harmonizar o convívio das pessoas com as águas.

    Aliás, ainda em tempo, vale lembrar que o único que desrespeita a nascente que existe no terreno, é Escola Estadual Deputado Manoel Costa, aquela que foi construída na parte do terreno cedido pela Construtora Modelo. A escola comete de fato um crime ambiental, construída desrespeitando a APP (Área de Preservação Permanente) da única nascente que existe no terreno, sobre um dos poucos cursos d`água perene dentro do município de Belo Horizonte. Para piorar ainda mais o crime ambiental, a instituição de ensino lança seu esgoto no córrego, este por sua vez deságua na margem esquerda da Lagoa da Pampulha, importante fato, pois nesta margem não existe interceptor de esgoto.

    A comunidade tem sido objeto de estudo de várias escolas de arquitetura e engenharia onde são construídas e discutidas com a comunidade inúmeras propostas socioambientais para absorção dos impactos negativos decorrentes da ausência de rede coletora de esgoto, sistemas de disciplinamento das águas de chuva, coleta de lixo, dentre outras questões que preocupam a comunidade a medida que se consolida na área.

    Uma das propostas que esta sendo construída é a horta comunitária no entorno da única nascente dentro do terreno. Este equipamento coletivo irá criar um cordão de isolamento da nascente, garantindo assim que as águas cinzas que não são recolhidas pelo sistema de coleta de esgoto, não afetem a única nascente que existe dentro da gleba. A realização desta horta tem sido acompanhada pela CAUP - Centro de Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

    Existem áreas coletivas dentro da comunidade que tem sido objeto de propostas e realizações de plantio de árvores, além de ampla preservação dos espécimes vegetais que ali existia, um dos exemplos ocorre em uma linha de drenagem paralela a Rua Geraldo Orozimbo, coincidente agora com o leito de duas ruas da comunidade, as ruas Zilda Arns e Paulo Freire. A preservação desta linha de drenagem tem sido um importante mote para a educação ambiental das 887 famílias que agora tem onde morar, o local teve suas pequenas árvores revitalizadas com a ação.

    É de fato preucupante como iremos recuperar os danos ambientais que o poder público tem realizado em toda a cidade, a proximidade da Copa de 2014, o Programa Minha Casa Minha Vida, que não atende a demanda por habitações para população com renda até 3 salários mínimos, têm gerado obras que desconsideram as questões ambientais. O Sr. Osmando Pereira e a advogada da Construtora Modelo deveriam se preucupar com seus filhos e netos, estes de fato viverão os problemas advindos das ações governamentais em nosso município nos últimos e próximos anos. Quanto a Comunidade Dandara estarão vivendo em um bairro que respeita a natureza e tenta mesma que ás vezes errando respeitar o lugar que lutou para morar.

    ResponderExcluir
  6. Essa ocupação, destruiu toda área verde que havia no terreno, a quantidade de árvores que foram cortadas foi uma coisa impressionante, prova disso é a foto que foi postada acima.
    E estão acabando com a nascente sim senhor, praticamente todos os dias entram caminhões carregados de terras que são despejados dentro do terreno, e muito desta terra estão assoreando a nascente e os cursos d água que existiam neste terreno.

    O córrego que passava no fundo deste terreno, não existe mais, o laguinho que tinha logo na entrada da invasão pela Av. Horácio Terena Guimarães a esquerda onde a água era cristalina, hoje praticamente não tem água e o pouco que tem é barro puro.
    E vocês ainda vem dizer que fazem trabalho ambiental e que estão preocupados com o meio ambiente???
    Me ajuda ai né, o que vocês sabem fazer é discurso de pobres coitados, pois a grande maioria que invadiu este terreno, e vocês sabem muito bem disso, não passam de aproveitadores que tem casa própria, carros e alguns até são comerciantes.

    Tem pessoas que moram nos bairros Trevo, Céu Azul e Garças que tem menos do que alguns invasores que ai estão, e nem por isso saíram invadindo e “roubando terras”.
    Aqueles que precisam realmente como sei que tem ai no acampamento, a prefeitura tinha sim que colocá-los em algum abrigo até arranjar uma melhor solução, para estas poucas famílias, agora infelizmente este caminho que vocês escolheram de invadir para conseguir na “marra”, ai esta errado, vocês perderam todo o direito depois que fizeram isso, e a única coisa que conseguiram foi a antipatia dos moradores dos bairros nas redondezas.

    E não é justo o que vocês querem fazer que é “furar a fila” no projeto minha casa minha vida, a prefeitura esta coberta de razão em não aceitar pois não é justo com as pessoas de bem que realmente necessitam e estão aguardando nesta fila a anos, e nem por isso saem invadindo o que não lhes pertencem.

    Então coloquem a mão na consciência e parem com esta demagogia que vocês estão certos, alguns estudantes que apóiam vocês não passam de rebeldes sem causa, que ficam tentando pregar uma ideologia que nem sabem o que significa e alguns políticos ficam usando este movimento como massa de manobra para se elegerem, quero ver se depois da reintegração este políticos e alguns membros da igreja irão acolher vocês.
    Vocês estão fazendo papel de “fantoches” na mão deles e depois que isso acabar, não estarão nem ai mais para vocês, como ocorreu em outros movimentos não só aqui em BH, mais em todo país.

    ResponderExcluir
  7. Fora dandara e seu discurso mentiroso.

    W.

    ResponderExcluir
  8. Mais uma vez, no Brasil, pessoas parasitas, que vivem da desgraça do povo. Quem lucra com a favela Dandara: Políticos, que moram em Búzios, tem casa na Escarpa do Lago, seus filhos estudam na Inglaterra ou nos EUA. A Igreja Católica que precisa de um rebanho de ignorantes e pessoas sem convívio social. Bandidos infiltrados nos órgãos públicos, que apóiam o tráfico de drogas.Quem perde: Pessoas de bem, que lutaram para comprar seus lotes e construir suas casas. A populção de BH, que trabalha e paga IPTU, poruqe vai ter mais um bando de parasitas, para sustentar!

    ResponderExcluir
  9. Espero que esta horta comunitária e este tanto falado reflorestamento saia do discurso e se realize.Mesmo que senhores não permanessam neste espaço, deixem uma boa impressão,pelo menos num viés ambiental.Nós municipes ficariamos um pouco mais contentes.

    ResponderExcluir
  10. Mais uma vez ficamos sem luz a noite devido aos GATOS feitos na rede elétrica.
    Autoridades, até quando teremos que suportar isso???

    ResponderExcluir
  11. Mais um mês se passa, e a pouca vergonha continua, até quando teremos que aturar isso???
    A luz das residencias estão ficando sempre funcionando em meia fase isso quando não vai embora de vez. Enquanto os "gatos" feitos pelos "dandarianos" estão sempre funcionando. A Cemig tem tomar providências quanto a isso, e nos moradores dos bairros Garças, Trevo e Céu Azul devemos cobrar nossos direitos e não ficarmos de braços cruzados.

    ResponderExcluir
  12. Segundo apurei, o Juiz de primeira instância que vai dar a ordem de despejo voltou de férias hoje.
    É um momento de decisivo.
    Vamos torcer.

    ResponderExcluir
  13. O ar de tranquilidade próspera neste ambiente,mesmo sabendo que eles podem a qualquer momento,ter que retirar,continuam a investir no terreno alheio.Abrem suas janelas e verão obras a todo vapor,até parece uma construra de grande porte.Srs lideres, (Jov.),por gentileza informe estes pobres leigos toda situação, essa falta de comunicação poderá traser um dano ainda maior.

    ResponderExcluir
  14. Pois irão continuar construido, tantos boatos já correram de que iriam sair e que o mandato de reitegração já havia saido, e até agora nada. Nem a construtora que deveria ser a maior interessada e nem a justiça tem explicação para o motivo desta demora. Infelismente cai na real e me conformei de que irão continuar ai por muito tempo ainda. A justiça no Brasil funciona assim gente, os trabalhadores que pagam todos seus impostos em dia e lutam a cada dia de forma HONESTA para obter alguma "coisa" na vida, com o perdão da palavra, "SÓ TOMA FERRADA". Ai nas próximas eleições os mesmo que ferram com a vida dos honestos são reeleitos, sabem porquê?
    Porque ninguêm leva as eleições a sério, e colocam gente despreparada, corrupta no poder, que só visam seus interesses pessoais enquanto a maioria dos trabalhadores e honestos so "levam ferrada". Então ta na hora da gente acordar e se quiser alguma mudança a hora de agir é agora, e não adianta só ficar reclamando aqui no Blog por que não vai levar a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  15. PARABÉNS "padre" vc criou mais uma favela, onde será perpetuada a miséria destas pessoas , e só servirão para engordar os padres e a "santa" igreja.

    ResponderExcluir
  16. Olá pessoal
    O Blog não publicará comentários com palavras de baixo calão, xingamentos e etc.
    Os mesmos serão imediatamente retirados.
    Vamos denunciar, reclamar e alçar nossa voz contra essa pouca vergonha que é essa invasão, mas com ordem e civilidade...

    ResponderExcluir
  17. Por favor gente, alguém aí que entenda de direito, por favor ilumine a gente na questão: Se a decisão judicial já saiu em última instância e não cabe mais recurso, qual é o próximo passo? Vamos pensar no problema racionalmente: a construtora é que tem que tomar os próximos passos? é a prefeitura? é a construtora? como é que dá seguimento ao processo? quem tem que ser contactado? Eu acredito que se temos razão (e a justiça já demonstrou isso) a decisão tem que ser cumprida a questão é saber quem tem que agir agora e, caso essa entidade não esteja agindo, temos que cobrar dela uma ação imediata.

    ResponderExcluir