quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Invasão Dandara frente realidade do despejo

A invasão instalada no terreno particular na região da Pampulha, batizada pelos seus ocupantes com o nome de “ Dandara”, parece que seguirá a risca o mesmo destino  daquela que inspirou seu nome. Dandara ,  guerreira e esposa de Zumbi dos Palmares, suicidou-se após ter sido presa e não encontramos na literatura dados concretos sobre sua vida e os relatos existentes não passam de lendas.

Com a reintegração de posse a ser cumprida ao término das eleições, ocupantes da mesma juntamente com os de outras invasões, se posicionaram em frente a prefeitura de BH, como sempre, para exigirem o direito de permanecerem em suas casas.  A liderança da tal  Invasão Dandara , desde começo, sabia que o terreno pertencia a uma construtora e mesmo assim incentivou os invasores a construirem no terreno. Nunca houve nada que garantisse a posse da área para os mesmos. Pelo contrário, duas reintegrações a favor dos proprietários do terreno e  muita, mas muita ilusão por parte dos que lá estão.
Hoje, o que se vê, é um ar de desespero e incerteza nos rostos que transitam nas ruas com colchões e crianças em direção ao ônibus que os levarão para o centro da cidade para mais um inútil dia de protestos. Percebam que o número de pessoas é inexpressivo mesmo sendo formado por ocupantes ( desocupados) de três invasões. Mas o fim é próximo...
Devo ressaltar que os moradores dos bairros Trevo, Céu azul e Garças, estão de parabéns, pois da maneira que lhes foi possível, lutaram contra esse desrespeito chamado “ Ocupação Dandara”.
Não temos tempo para ficarmos protestando, queimando pneus nas ruas ou interditando a Praça sete de Setembro, justamente porque o que adquirimos na nossa vida é fruto de trabalho, estudo e sacrifício diário. Coisa que os manifestantes que estão lá na porta da prefeitura, desconhecem!
Esperamos que a justiça Mineira seja ágil , pois merecemos respeito não apenas pela nossa integridade , mas também  porque  pagamos impostos caros demais para que não se tomem providências a respeito de tamanho absurdo!


Por meio de nota, a PBH informou que “os movimentos sociais da habitação popular em Belo Horizonte contam com cerca de 13 mil famílias cadastradas. Famílias estas que lutam de forma organizada, com muitos sacrifícios, para alcançar o tão almejado sonho da casa própria. Desta forma, seria injustiça ‘tirar’ o direito destas famílias, que aguardam há mais tempo na fila da casa própria, privilegiando outras que adotaram a tática equivocada da invasão de terrenos”. A nota prossegue afirmando que “esta tática equivocada de luta não soma e que apenas vai na contramão da política habitacional arduamente conquistada pelos setores mais desfavorecidos da sociedade.” “O uso desta tática nos parece errôneo e desproposital, pois o nosso município conta com um sistema de política habitacional amplamente discutido”, finaliza a nota.

3 comentários:

  1. O tal "padre" Gilvander defende a mata maciel do Planalto , lá não se pode construir né ?
    Aqui no Céu Azul , pode fazer favela e acabar com o córrego Olhos d´agua .
    Quanta incoerência, heim padre ? !!!.

    ResponderExcluir
  2. O povo que mora na tal ocupação dandara não acredita no despejo! Continuam levando a vida como se nada fosse acontecer com os mesmos!
    Esse povinho já passou dos limites ha muito tempo. Tanto os folgados que invadiram e aporcalham a região, como a liderança que só está ligada em seus próprios interesses.
    Outra coisa: Os idiotas acham que se a Dilma ganhar, impedirá o despejo. Quanta ignorancia! Qualquer acontecimentozinho no meio daquela sujeira , como por exemplo uma visita de alguém da ONU, eles entendem que o terreno já é deles!
    Depois os jornais sensacionalistas de BH, como o Balanço Geral, vão ficar mostrando aquelas mulheres com barrigas enormes e crianças imundas e de pé no chão como um apelo às autoridades, sendo que não conhecem a realidade do local. Nunca mostram o lado de quem escolheu trabalhar e batalhar para adquirir algo.
    Me digam: No que deu aqueles dias de acampamento idiota na porta da prefeitura? Nada! Vão cair: dandara, torres gêmeas, irmã dorothy e camilo torres! Tudo com letra minúscula mesmo. Vão trabalhar!!!!
    FORA dandara!!!!!

    ResponderExcluir