quinta-feira, 30 de abril de 2009

Invasão Dandara (Ocupacao Dandara) A verdade sobre a ocupação de terreno na Pampulha


O direito a terra e a condições de ter uma vida segura estão garantidos na Constituição do Brasil. Mas, será que é certo pegar algo alheio em nome desse direito? Desde a madrugada de quinta-feira (09/04), aproximadamente 200 famílias mantêm ocupação em um terreno de 315 mil metros quadrados no Bairro Trevo ao lado do Bairro Céu Azul - A, na região da Pampulha, em Belo Horizonte (BH), Minas Gerais, em acampamento liderado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Brigadas Populares e Fórum de Moradia do Barreiro.

Dizem que algumas famílias já estavam no local há quatro dias, mas a invasão só ganhou notoriedade quando vários veículos de comunicações mineiros resolveram repercutir o ocorrido. Com a chegada do movimento no terreno, outras famílias de vários bairros carentes de BH resolveram participar da empreitada com intuito de também conseguir um lote. Na noite de quinta-feira, a Policia resolveu retirar os invasores, mas o MST resistiu e instigou a população da Vila Bispo de Maura que curiosa ajuntou-se no local a enfrentar a policia. Foram jogadas pedras contra a corporação presente no local e a mesma revidou com bombas de efeito moral e tiros de borracha para o ar. Acalmados os ânimos, a Policia ficou no local somente para manter a ordem. Na manhã de sexta-feira (10/04) com a permissão da liderança do MST mais de 400 pessoas oriundas da Vila Bispo de Maura e entorno já montavam barracas de lona plástica no local, reivindicando moradia e trabalho.

Representantes da Construtora Modelo se apresentaram como donos do terreno e tentaram um possível acordo na tarde de sexta-feira (10/04), mas nada foi acertado. A empresa entrou com uma representação judicial para reassumir a posse do local, obtendo uma liminar de reintegração de posse na 20ª Vara Cível do TJMG. Para enrolar o processo o MST entrou com um pedido já na 2ª Instancia do TJMG, onde a liminar foi suspensa, digo suspensa e não cassada como diz o MST, até o julgamento.
Leia mais em:



Fonte: Café com Noticias c/ atualizações do blogueiro




5 comentários:

  1. É isso ai amigo.
    Moro na região a 35 anos,lutamos demasiadamente para termos o que temos e agora vem esse MST para acabar com tudo?.
    Não precisamos disso. Tomara que a justiça seja feita e os arruaceiros expulsos de volta para suas casas, sim eles tem casas, vão e voltam o dia todo, revezam... é só ver a rua Petrópolis, nunca foi tão movimentada de pedestres...
    vamos nos organizar e cobrar da justiça e autoridades a retirada desse pessoal... me mande um e-maill e vamos à luta!
    e-mail michelberdinazzi@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. tem cordanadores vendendo lotes na ocupacao como ja nao tem mais lotes inteiros eles estao trocando meios lotes em bens . eles estao vendendo meio lote ate por 500 reais eu acho isso uma sacanagem se fosse realmente dandopara quem precisa estava certo mais estao aproveitando da situacao e cordenadores tudo que vem de doacao eles levam para casa nao dao para o povo se e do povo porque nao da para eles. obrigado.

    ResponderExcluir
  3. e isso ai amigos vamos denunciar esta sacanagem que esta acontecendo eu tambem estou sabendo que tem cordenadores vendendo area ali pois eu fui pedir uma area e um dos cordenadores falou que tinha que ficar na lista de fspera quando eu ia saindo ele me chamou de volta e falou comigo que se eu nao quisesse esperar ele me vendia uma area por 800reais. pois eu tambem acho isso um abisurdo se eu fui pedir e porque nao tenho condicoes para comprar acho que os lider tinha que olhar mais arrespeito disso acho justo da mesmo que demore pela lista de epera mais vender nao! pois eles estao ganhando nas costas dos que realmente lutou.

    ResponderExcluir
  4. pessoal tem pessoas que achao que so porque sao cordenadores achao que podem faturar por cima .
    isso e errado porque ja que e uma ocupacao nao deveriam vender os lote como a cordenadora mais de olho grande cuja o nome nao quero sitar esta pegando serca de mais de 78 porcento do lucro da ocupacao dandara se isso e uma ocupacao para pessoas carentes porque os cordenadores lucram com isso...
    lideres da ocupacao DANDARA vamos olhar por isso pois tem pessoas nessesitadas mas tem outras que nem tanto so querem lucrar e e como o exemplo dos cordenadores que somente lucrao.
    atenciosamente um ocupante que sinseramente nessesita de moradia sem corrupicao

    ResponderExcluir
  5. Essas Autoridades que estão TEMEROSAS de Retirar esses Invasores do LOcal, deveriam vir morar ao Lado deles. COviver com a bandidagem deles, com os GATOS na CEMIG deles, com a Destruição que eles provocaram no Terreno, Com o Desgosto que dá Pagar para ter Casa, Agua Luz, e bem ao Lado de sua casa, um Bando De VAGABUNDOS INVADEM um TERRENO PARTICULAR e ainda Têm o APOIO de AUTORIDADES para continuar praticando crimes. O CRIME COMPENSA NESSE PAIS DE BANDIDOS>>>>

    ResponderExcluir