quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais uma ocorrência policial na Invasao Dandara - MST

Um homem foi espancado e jogado de um barranco no acampamento de sem-teto Dandara, no Bairro Trevo, região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Segundo informações da Polícia Militar, durante uma briga familiar, uma mulher acusou, aos gritos, o marido de estuprar sua filha. Neste momento, várias pessoas que estavam no acampamento começaram a agredir o suspeito e o jogaram de um barranco.

Bastante ferido, a vítima foi levada ao Hospital Pronto Socorro de Venda Nova. À Polícia, a mulher disse que o marido já foi preso por abusar sexualmente de sua filha, de oito anos, há alguns meses, mas que, nesta noite, fez a acusação no calor da discussão. A criança, de acordo com a PM, está bem e não apresenta sinais de abuso. O cunhado da vítima, um dos principais agressores, foi preso.
(Fonte:OTempo-Jornal)

A população do entorno do terreno invadido está dizendo que já não aguenta mais. A região que era tranquila e silenciosa, agora virou um antro de marginais foragidos da polícia´e agora manchetes em Radios, Jornais e Revistas.

Indignada a população denuncia a ocorrencia de arrastões, roubos e invasão de domicilios. "Estao roubando o que vêem pela frente", disse uma moradora, "arrombaram minha casa e levaram tudo o que podiam carregar. Aqui está um caos, saio para trabalhar e não sei o que vou encontrr a noite quando chego em casa".

Agora, temos que conviver com os fatos policiais tipo o relatado abaixo pelo Jornal OTempo. A população do entorno reclama uma posição da justiça com urgência. Queremos nosso bairro tranquilo e livre desses invasores e oportunistas, disse uma moradora. A maioria dos mesmos, ou na sua totalidade, não precisam de casas, já possuem as suas na Vila Bispo de Maura, duas ruas acima do terreno invadido, só querem mudar de municipio. Estão sendo usados pelo MST, Brigadas Populares e Pastoral da Terra, como massa de manobra politica para atropelar os programas habitacionais da PBH, diz.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Os Invasores, a ocupação desordenada e a degradação do meio ambiente.

Conforme matéria publicada hoje, 28, no Jornal “O Estado de Minas” a COPASA informou que até 2014 a região da Pampulha estará com 100% de seu esgoto tratado e a Lagoa da Pampulha em condições de se praticar a natação, pesca e navegação. Antes mesmo da Copa, em 2012, promete a conclusão das obras de saneamento, com a instalação de interceptores de esgotos em Contagem, região metropolitana e Belo Horizonte. “A COPASA investirá R$ 60 milhões” informou o Superintendente de Serviços e Tratamento de Efluentes, Ronaldo Matias.

Segundo ele, um desafio a ser vencido pela COPASA juntamente com a Prefeitura de Belo Horizonte são as Vilas e Favelas existentes próximas aos afluentes da Lagoa da Pampulha.

A Prefeitura de Belo Horizonte, também esta fazendo sua parte através dos programas habitacionais dirigidos à população de baixa renda tais como o PAR, o Vila Viva etc. As favelas estão sendo urbanizadas e a população das áreas de risco ganhando moradias seguras e humanizadas.

Com isto, há muitos anos não se vê a criação de ,aglomerados em Belo Horizonte, demonstrando que a política habitacional da PBH mesmo não conseguindo realocar todos os necessitados está conseguindo deter a proliferação de mais favelas.

Indo ao sentido contrário da PBH, recentemente desde 09/04, o MST (Movimento dos Sem Terra), o Movimento Brigadas Populares, a Comissão Pastoral da Terra (CPT), apoiados por alguns políticos e autoridades, organizaram a invasão de um terreno particular na região da Pampulha, entre os bairros Trevo, Garças e Céu Azul. Num ato de puro vandalismo e aproveitando a primeira madrugada de um feriado prolongado, arrebentaram as cercas, invadiram o terreno e instalaram ali suas barracas, como já denunciado em postagens anteriores desse Blog.

Mas o que queremos alertar neste post, é o grande mal que esta invasão está fazendo para a região. Além da proliferação dos arrombamentos de residências, assaltos, roubos de veículos e outros pertences em níveis alarmantes, a degradação ambiental é enorme.

Existe no terreno várias nascentes que formam o Córrego Olhos D’Água, que é um afluente que deságua na parte norte da Lagoa da Pampulha, sendo que as mesmas estão sendo assoreadas e tendo as arvores que as protegem em seu entorno, cortadas e usadas para construírem sua barracas ou serem queimadas em fogueiras á noite.

Os dejetos da invasão estão sendo todos jogados dentro destas nascentes e, consequentemente para a Lagoa da Pampulha indo totalmente contra os projetos de saneamento para a área.

Segundo o relato de uma moradora do bairro Enseada das Garças, que costumava, antes, levar o filho para brincar na área verde, agora invadida, um dos pequenos cursos d’águas originado de uma das nascentes, está agora totalmente poluído com lixo e fezes humanas. "- Está impraticável passar pelo local, não apenas pelo medo que todos estamos sentindo, mas também pelo mau cheiro" disse a mesma.

Pedimos às autoridades que se pronunciem e façam alguma coisa, pois como já é conhecido e noticiado, a população da região é irredutivelmente contra a invasão, pois além da degradação do meio ambiente, elevou a níveis alarmantes a criminalidade na região.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Invasor de terreno e foragido da Justiça

Ocupacao Dandara - A Verdade: Ocupação Dandara - Policia prende foragido no acampamento#links#links

Ocupação Dandara - Policia prende foragido no acampamento

Quando denuncimos aqui, que no meio dos invasores haviam marginais e traficantes, estavamos com a razão.

Estamos com medo, nossa região era calma, tranquila e sem indices alarmantes de violência e roubos. Após a invasão o indice de arrombamentos de casas e assaltos subiu alarmantemente. Estamos com medo de sair de casa à noite, estamos ilhados.

Nesta segunda deparamos com o noticiario de jornais onde relatam que a PM prendeu um foragido da justiça no meio dos invasores. Os líderes da invasão sempre rebatem nossas informações dizendo que os invasores são pessoas de bem, simples e sem posses, que só querem um pedaço de terra.
Ontem, domingo, um barraco de madeira erguido no terreno invadido já estava guardando um carro. Gente, como pode ser isso? Sem terra com carro??? Isto só corrobora mais e mais nossa afirmação que todos são um bando de aproveitadores... Ainda, vemos todos os dias as trocas de plantões... Invasores chegando em horário determinado e trocando a guarda dos barracos, ou seja, uns ficam em casa enquanto os outros vigiam... 90% dos invasores tem suas casas, seja na Vila Bispo de Maura ou outro bairro.

Voltando à notícia do Jornal, isto só mostra que temos razão. Nós os moradores da região somos veemente contra esta invasão, além do mais a degradação ambiental da ocupação desordenada vai acabar com as nascentes da região que, só no terreno invadido são 12. Esperamos que a justiça devolva a posse a seus verdadeiros donos e que volte a paz a nosso bairro. Não queremos mais um problema para belo Horizonte. Não à favelização!

Abaixo a notícia extraida do portal do Estado de Minas.

Militares da 15ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar prenderam no começo da tarde de domingo o foragido da Justiça Fábio Fernandes, de 50 anos, que estava escondido entre um grupo de sem-casas ( Ocupação Dandara ), na invasão de um terreno particular na Rua Horácio Terena Guimarães, no Bairro Céu Azul, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte.

De acordo com o sargento Israel Sanches, durante ronda de rotina, uma pessoa informou que o foragido estava numa barraca e armado.“Começamos a checar entre os sem-casas e encontramos o suspeito na barraca de número 514. Ele nos apresentou um documento falso, com outro nome. Mas acabou confessando que era foragido e, depois de informar seu nome verdadeiro, constatamos que havia contra ele cinco mandados de prisão”, revelou Sanches.

Entre os crimes de Fábio está o assalto a uma transportadora em 1999, quando a quadrilha levou R$ 1,3 milhão em dinheiro. Ele estava foragido da Penitenciária José Maria Alkmin, em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Com Fábio os policiais encontraram um revólver calibre 38, com cinco munições, além de outras três balas no bolso de uma blusa.

Esta não é a primeira ocorrencia policial na Invasão Dandara (Ocupação Dandara). No inicio um invasor foi assassinado dentro do terreno. Os ocupantes dizem que foi acerto de contas com um grupo de outro aglomerado de Belo Horizonte, mas em sabemos que foi já por disputa de ponto de drogas dentro da invasão.


Fonte (Estado de Minas)

Vejam como está a situação do terreno: Fotos de Wander Veroni - Blog Café com Noticias





quinta-feira, 23 de julho de 2009

Invasao Dandara A população quer urgencia da desocupação

De acordo com matéria do Jornal da Alterosa O Ministério Público decidiu pedir novamente à Justiça que determine a desocupação das Torres Gêmeas, o conjunto de prédios que foi invadido há treze anos em Belo Horizonte.

Isto posto, nós moradores do entorno do terreno (Bairros Trevo, Graças, Céu Azul, Nova Pampulha) de propriedade da Construtora Modelo invadido no Bairro Trevo, região da Pampulha, esperamos que o Ministério Público, cumpra o seu papel de coibir as infrações e determine também à imediata desocupação do terreno.

Estamos com medo e temerosos que esta situação se alongue por mais tempo, (Como no caso das Torres Gêmeas), pois enquanto o processo emperra na justiça no vai e vem de recursos, os invasores tomam mais e mais o terreno, espalhando pelo local, ameaças, arrombamentos, e assaltos aos habitantes de bem e promovendo a favelização do local.

Veja a situação em que se encontra o terreno em matéria do Blog Café com Noticias .

Afirmamos ainda, que é público e notório o caráter político dessa invasão, pois visa atropelar os programas habitacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, bem como á busca de espaço na mídia pelos seus idealizadores, entidades como a CPT (Pastoral da Terra) MST e Brigadas Populares e apoiados por estudantes da UFMG (Engenharia e Arquitetura, engraçado é que nós pagamos seus estudos) e da PUC (Direito), e usando parte da população carente ao afirmar aos mesmos, inocentes e sem instrução, que os mesmos tem direito ao terreno pois são pobres e carentes.
Gostaria de deixar aqui o pedido de socorro da população do entorno da invasão, bem como a afirmação de que não somos a favor desses desordeiros e, desde já um pedido a quem puder ajudar que procurem as lideranças comunitárias do bairro Trevo, Garças e adjacências para que possamos encaminhar um pedido de urgência na desocupação do terreno.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Invasao Dandara Começa a nvasao do restante do terreno

Desde o dia 12/07 os invasores do terreno da Construtora Modelo, no bairro Trevo - Pampulha começaram a invadir o restante do mesmo. Desde então começaram a ser erguidos barracos de lona e madeira ao longo da Rua Geraldo Orozimbo, (rua sem pavimentação em um lado do terreno).
Enquanto o MST e seus apoiadores afirmam que os invasores são pessoas sem moradias, que pagam aluguel e de baixo poder aquisitivo, o que vemos são carros e mais carros parados ao lado do terreno e isso só nesta rua, nas outras tem mais. (veja fotos abaixo). Tudo uma farsa!... Nota-se aí o grande interesse financeiro da invasão. Também, espalham através de seu Blog, que estão sendo ameaçados pela PMMG, através do 13º batalhão. Informamos que se os mesmos não estivesses aqui, já não teríamos mais nada. Nunca vi policiais mais cordiais.
Assim, se dizem donos do terreno, uma vez que foi suspensa a liminar de reintegração de posse, por um desembargador do TJMG. A liminar foi suspensa e, não dado ganho de causa ao MST, o processo ainda corre no TJMG e os mesmos ainda não são donos de nada. Os verdadeiros donos são a Construtora que comprou e está pagando os mesmo.
Esperamos que o TJMG não ceda às pressões do MST e seus simpatizantes.
Enquanto isso, o MST continua inchando a invasão, ontem chegou mais um ônibus cheio de invasores. Desceram do mesmo e já foram entrando para o terreno vieram parece-me que da região do Barreiro, de outro assentamento que também está as vias de ser despejado.
Os moradores da região estão apreensivos e indignados. Desde o inicio da invasão a maioria das casas já foram arrombadas, os mesmos, agora, não podem mais sair de casa, sempre tem que ficar um de guarda, vigiando.
Também se proliferam os “gatos” de energia. Enquanto os moradores da rua, sofrem para pagar suas contas, os mesmos sobem nos postes e ligam, clandestinamente a energia, é só passar na rua para ver isso. Espera-se que a CEMIG, cumpra o seu papel e use os mesmos critérios que usa com a população em geral, que a mesma desfaça as ligações clandestinas e multe os infratores... Se os mesmos podem ter até veículos,porque não pagar pela sua energia e água como todo mundo!!!
Queremos justiça! Queremos nosso bairro tranqüilo! Que volte a Paz!

(Deuteronômio 27:17) - Maldito aquele que remover os limites do seu próximo.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Invasao Dandara (ocupacao dandara) o final esta perto.


Nesta sexta-feira por volta das 19:00 h., vinha eu embora para casa após um dia estafante de trabalho, e eis que já dentro do onibus, vejo uns passageiros comentarem sobre a invasão do terreno na pampulha. (Ocupação Dandara como eles chamam):
Um dizia,

-Rapaz só não estou lá no meio porque não tenho tempo pois estou trabalhando, mas conheço gente que está pagando um salário minimo mensal para um guardar seu lugar lá...

O outro

- Olha sei também que a maioria do pessoal que está lá tem casa, inclusive uns mais do que isso tem até carro... e, estão pela oportunidade de vender os lotes quando o mesmo sair...


Gente, e eu indignado ouvindo esses absurdos... pode???


Como já falei anteriormente, este não é um movimento social, mas sim, anarquico e político sob o comando do MST (movimento dos sem terra)...


Na minha rua os gatos de energia já estão funcionando a todo vapor... e eles ainda tem o displante de deixar as luzes acesas o dia inteiro... Não são eles que pagam né??? A Cemig tem que mandar a conta para o MST... Se eu não tiver o din-din no fim do mês para pagar a minha conta, eles vem e cortam-na... pode? Se reclamo não acontece nada... então porque o tal MP (Ministerio Publico) não fica do meu lado? Fingem que nem é comigo, mas se é com o tal do MST vão logo mandando atende-los pois se trata de discriminação, direitos humanos e o escambau a quatro.... Que país é esse???


Se fizerem gato na agua da copasa, vou exigir os meus direitos de não pagar minha conta também, pois que pagou para ela chegar ate minha casa fui eu e os outros moradores da rua....


A comunidade do entorno não se solidariza com tal ato de vandalismo, anarquia e crime. Queremos Justiça e que a Paz volte a reinar em nosso bairro... e não mais uma favela onde a bandidagem e o tráfico vai estar...


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Invasores (invasão dandara) descumprem acordo e ocupam restante do terreno na Pampulha

O MST e Cia. querem por que querem empurrar goela abaixo do Governo de MG e da PBH a Invasão Dandara (Ocupação Dandara). Batem boca, reclamam da PMMG sem mesmo ter razão, inventam mentiras, ameaçam a população do entorno do terreno invadido, usam até mesmo crianças, idosos, mulheres grávidas, religiosos e políticos simpatizantes a sua causa.



Tinham sido autorizados a ficar apenas em uma parte do terreno e eis que no dominfo ultimo (12/07) tomaram conta de mais uma parte do mesmo, desrespeitando assim o acordo feito com a justiça para que ficassem nessa parte até a resolução do processo. Alegam que se a justiça suspendeu a liminar de reintegração de posse os mesmos já são legitimos possuidores do terreno, pode isso? Ainda não saiu a decisão judicial e já se dizem donos do terreno...



Mas temos que nos rebelar contra isso. É um acinte contra o direito de propriedade de todos nós.



Falam que a empresa deve impostos à Prefeitura de Belo Horizonte, mas isso não é um problema a resolver entre a PBH e a construtora? Então se deixo de pagar meu imposto o MST vem e tem o direito de invadir meu imóvel???


Falam que a mesma tem inúmeros processos na Justiça, mas como uma construtora que constrói prédios e casas não os iria ter? Vendem seus produtos e os inadimplentes não pagam o que ela deveria fazer? Deixar por isso mesmo ou tentar o recebimento via órgãos competentes no caso o TJMG????


Ora... Sabemos que no Brasil o déficit habitacional é grande, mas invadir propriedades alheias com o pseudo tema de dar moradias populares aos pobres é um crime grandioso. O MST incita a população a invadir uma propriedade e nem mesmo sabe se o terreno é público ou não. No caso do terreno da Construtora Modelo, como já se vê, da Construtora e não da PBH ou Estado ou da União, então é uma propriedade particular...


Porque então insistir em ficar no terreno? Algum interesse do MST há nisso não há? Claro que sim... Só uma dica: na divisão do terreno apresentada em seu Blog o MST fez constar no mesmo uma área livre de mais de 50.000 m², para que isso? Deslavadamente interesse não é mesmo? Comércio? Há dúvidas não é mesmo?


Reiteramos aqui nosso apoio ao Sr. Prefeito de Belo Horizonte quando diz que o terreno é particular e não consta no rol de desapropriações....


Reiteramos também nosso apoio a PMMG que verdadeiramente desde a invasão tem se portado de maneira exemplar, deixando sempre uma viatura ao lado do terreno para manter a ordem e o respeito ao restante das propriedades no entorno. E que se faça justiça e que Deus ilumine a mente dos Srs. Desembargadores para que os mesmos atuem de maneira imparcial e dando a posse a seus verdadeiros donos.


Está chegando a hora, o dia "D" esta chegando

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Invasão Dandara - Estamos com Marcio lacerda e PBH

Deixo aqui o meu total e irrestrito apoio a Prefeitura de Belo Horizonte e ao Prefeito Sr. Marcio Lacerda. Sua posição quanto à invasão do terreno pertencente à Construtora Modelo, no bairro Trevo, na Região da Pampulha é compartilhada e aprovada por todos os moradores do entorno.

Não somo contrários ao clamor dos mais necessitados por terra, mas contrários à forma que movimentos sociais inflamam-os para obter vantagens e benesses do governo. Porque não organizar e cadastrar os mesmos nos programas sociais do governo? Não! Querem é a desordem e o espaço na mídia que estes atos dão e nas próximas eleições veremos esses mesmos rostos estampados no horário eleitoral gratuito.

Nota-se descaradamente a conotação política do movimento no terreno invadido. Os líderes para inflar o movimento (invasão) insuflaram os moradores da comunidade vizinha, Vila Bispo de Maura, a invadirem o terreno também, prova disso é o constante movimento de pessoas da vila para a invasão e vice-versa, descaradamente, também, são vistas pessoas chegarem de carros e motos no terreno invadido, pessoas estas que sabemos possuirem suas casas e que estão se aproveitando da situação. Porque então os líderes do Movimento permitiram e permitem tal coisa? Será interesse?

Se estivessem lutando por moradias populares para os invasores, porque começaram a demarcar o terreno em lotes de 1.000 m²? Se os Srs. leitores passarem na rua sem pavimentação ao lado do terreno invadido verão a veracidade do que digo piquetes de 15 em 15 metros de frente, para que isso? Nota-se o grande interesse comercial dos invasores pois a região é valorizada.

Contragutalos-nos com o nosso Prefeito pois vemos que o mesmo é bem informado e sabedor das condições dos invasores. Quando for decretada a volta da posse aos legítimos donos veremos que o mesmo está super correto, só sobrarão uns poucos que realmente precisam e estes podem ser acolhidos nos abrigos da PBH e posteriormente inclusos nos programas habitacionais da PBH.

Avante Sr. Prefeito a população do entorno do terreno invadido quer justiça e não mais uma favela para causar transtornos à nossa região.


(Deuteronômio 19:14) - Não mudes o limite do teu próximo, que estabeleceram os antigos na tua herança...

(Deuteronômio 27:17) - Maldito aquele que remover os limites do seu próximo.